RELATÓRIO BARRAGEM

 

 

FAZER ESTE TRABALHO DE ANTROPOLOGIA NO BAIRRO DA BARRAGEM DOI UMA ÓTIMA EXPERIENCIA PARA AS NOSSAS VIDAS E PARA NOSSO APRENDIZADO COMO historiadores. POIS TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER DE PERTO A CULTURA INDIGENA E SUAS TRANSFORMACOES EM CONTATO COM A SOCIEDADE. COMO ESTUDANTES E PESQUISADORES DA HISTÓRIA FOI UMA REVELAÇÃO GRANDIOSA, PODIAMOS E NÃO DEIXAR DE REGISTRAR ESTAS INFORMAÇÕES EM UM DOCUMENTARIO, COM O DEVIDO NOME "BARRAFEM - Capivari-Monos", UM REGISTRO COM IMAGENS paradisíacas, QUASE QUE IMPOSSIVEL DE SE ACREDITAR QUE SEJA EM SÃO PAULO, MAIS QUE FELISMENTE É. A BARRAGEM FOI FUNDADA NO INICIO DO SÉCULO XIX, POR IMIGRANTES JAPONESES E ALEMÃES, QUE SE DEDICARAM A AGRICULTURA E AO PEQUENO COMERCIO, DE LA PARA CÁ NÃO MUDOU MUITA COISA, A BARRAGEM NÃO TEVE UM CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO, O QUE NESTE CASO FOI MUITO BOM , POIS MANTEVE A MAIOR ÁREA VERDE DE SÃO PAULO.

QUANDO FALAMOS EM crescimentos É NO JUS DA PALAVRA, OASFALTO É RECENTE E MESMO ASSIM SÓ NA AVENIDA PRINCIPAL QUE DA ACESSO AO FINAL DO ONIBUS AS TRÊS mercearias, ESTE SIM É O POLO COMERCIAL DE UM BAIRRO DE APROXIMADAMENTE 25,000 habitantes, SÓ HÁ UMA LINHA DE ONIBUS, QUE VAI ATÉ O TERM.PARELHEIROS, E APENAS UMA ESCOLA ESTADUAL. O BAIRRO TEM UMA BASE DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA, QUE COM POUCOS RECURSOS E RESPONSAVEL POR ÁREA DE UMA QUE SIGNIFICA 1 / 6 DA CIDADE DE SÃO PAULO, NÃO EXISTE POSTO DE SAÚDE NEM TÃO POUCO UM HOSPITAL NO BAIRRO, O MAIS PROXIMO DA REGIÃO É O DE Parelheiros.

A BARRAGEM GUARDA EM SI O TESOURO DE MAIO SÃO PAULO, A REPRESA BILLINGS É RESPONSAVEL PELO FORNECIMENTO DE ÁGUA EM 70% DA CIDADE DE SÃO PAULO, PRESERVADISSIMA NA REGIÃO DO BAIRRO QUE CONTA COM O PROJETO DA PREFEITURA CHAMADA "DEFESA DAS AGUAS". COM O APOIO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA, TENDO COMO UM DE SEUS RESPONSÁVEIS O OFICIAL "Marinho", REALIZANDO EXPEDIÇÕES CONSTANTES A MATA E Á Represa.

Na Aldeia Krukutu EXISTE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE VAI ATÉ A 4 [SERIE, DEPOIS SÃO ENCAMINHADOS PARA UMA OUTRA ALDEIA, ONDE IRÃO TERMINAR OS ESTUDOS, FORA A EDUCAÇÃO "BRANCA" AS CRIANÇAS DA ALDEIA TEM A EDUCAÇÃO GUARANI. NA ALDEIA TEM UM POSTO DE SAUDE, UM CENTRO CULTURAL E UM SALÃO PARA PRATICAS RELIGIOSAS (Casa de Reza), EXISTE TAMBÉM UM CEMITERIO NA ALDEIA.

SOBRE ÍNDIOS RECEBEM AJUDA DO GOVERNO MAIS ISSO NÃO É O SUFICIENTE PARA AS NECESSIDADES DA ALDEIA, ENTÃO Completam COM A VENDA DO PALMITO QUE COLHEM DA MATA DA SERRA, MAIS ESTE PROCESSO ESTA evoluindo POIS OS INDIOS ESTÃO CRIANDO ESTUFAS PARA O plantio de palmito, É A Sustentabilidade.

A VIDA NA ALDEIA É COLETIVA, TODOS SÃO RESPONSÁVEIS POR UMA TAREFA, DA HORA QUE ATÉ AO Amanhece anoitecer, OS QUE NÃO Trabalham AJUDAM NA ALDEIA COM O QUE PODEM.

É IMPRESSIONANTE A BARRAGEM DO INICIO AO FIM, E VALE A PENA IR CONHECER ESTE CANTO DE SÃO PAULO QUE É LINDO E REQUER NOSSA ATENÇÃO NO ÂMBITO SOCIAL.

 

ESTE TRABALHO FOI REALIZADO PELO GRUPO C.Q.H. EM ABRIL DE 2009.

(ALEX, DIEGO, BRUNA, RAQUEL E ERIKA.)

CONHEÇA TAMBÉM O REGISTRO DO TRABALHO SOBRE A "ILHA DO BORORÉ" REALIZADO EM ABRIL DE 2009. (GRAZIELE, Rui Costa, Humberto, PATRICIA.)

 

 AGRADECEMOS 

- AOS MORADORES

-A SUB-PREFEITURA DE Parelheiros

-GUARDA CIVIL METROPOLITANA

-ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA BARRAGEM

-Aldeia Krukutu

-SABESP

 

 

 

                                                  CQH 2009 ®

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A Aldeia Krukutu --https://www.culturaguarani.org.br/homebr.html

Veja o Documentario Clicando Aqui!